NOTÍCIAS

Cleiton torce para que Fifa altere limite de idade do futebol nas Olimpíadas após adiamento


Com o adiamento das Olimpíadas de Tóquio para 2021, o goleiro Cleiton, do Bragantino e da seleção olímpica, viu a chance dele disputar a competição ficar ameaçada. Isso porque terá mais de 23 anos em 2021. Para seguir com a possibilidade de ir aos Jogos Olímpicos, ele torce para que a Fifa altere o limite de idade para o futebol nas Olimpíadas.

Essa alteração foi recomendada pelo grupo de estudos criado pela própria Fifa para estudar medidas emergenciais durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A recomendação é que a entidade aceite jogadores nascidos a partir de 1997, mais três atletas sem limite de idade.

- Tudo isso fica secundário nesse momento. O mais importante é que a situação da saúde no mundo se normalize com o mínimo de consequências possível. Mas espero que se concretize essa ideia da Fifa para que a gente possa disputar os Jogos Olímpicos do ano que vem. Nos preparamos, conseguimos a classificação e seria muito ruim ficar fora da competição - afirmou Cleiton.

Os Jogos de Tóquio, que estavam previstos para julho deste ano, foram adiados para julho e agosto de 2021 por causa do novo coronavírus (Covid-19). Se a Fifa mantiver o limite de idade de 23 anos, 11 jogadores da seleção brasileira olímpica podem ficar fora do torneio, como o goleiro Cleiton. (Confira relação no fim da matéria)

Durante o Pré-Olímpico, Cleiton foi reserva do goleiro Ivan. O arqueiro titular, entretanto, foi chamado por Tite para a seleção principal na última convocação. E Cleiton foi chamado pelo técnico André Jardine para a amistosos da seleção olímpica que seriam disputados em março, mas foram cancelados por causa do Covid-19.

- Temos um elenco muito bom, um grupo muito competitivo. Tenho certeza de que podemos lutar por uma medalha de ouro no ano que vem. Precisamos aprender com os erros do pré-olímpico para chegarmos bem em Tóquio - comentou o goleiro.

Cleiton está em isolamento social desde 16 de março, quando o Bragantino suspendeu os treinos da equipe por causa da pandemia do coronavírus. No último dia 1º, o elenco do Massa Bruta entrou em férias de 20 dias.

- Tenho me cuidado. Estou na casa dos meus pais desde que ficou definida uma paralisação mais longa. Sigo fazendo as atividades físicas para estar em condições quando tudo voltar ao normal - disse.